Odfjell é uma vinha familiar, localizada no Vale do Maipo, produzem vinhos que expressam a origem das vinhas, observando os princípios da agricultura orgânica e biodinâmica, utilizando apenas produtos de origem natural e respeitando e promovendo a conservação do ecossistema. São preocupados em entender os ciclos naturais para revitalizar e capturar a energia da terra, procurando fortalecer a conexão entre o homem e a natureza.
O Chile possui um clima privilegiado e de grande diversidade, devido à sua extensão e posição entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. A natureza fornece ao Chile tudo o que precisa para se desenvolver e ser conhecida mundialmente como “O País Orgânico”.
Todas as vinhas são gerenciadas e certificadas como orgânicas, que proíbem o uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos.
A agricultura biodinâmica baseia-se nas teorias e ensinamentos do filósofo austríaco Rudolf Steiner, que em 1920 propôs o uso de recursos naturais em correta harmonia entre o mundo animal, vegetal e mineral, inserido no cosmos. Desenvolvem e executam atividades agrícolas observando o calendário biodinâmico, que se baseia nos ciclos e na influência que o sol, a lua e os planetas exercem sobre o cultivo.
Odjfel possui 3 vinhedos no Chile em locais diferentes:
Vale do Maipo – Os 85 hectares de vinhedos possuem um solo aluvial, onde são plantadas as uvas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot, Malbec, Syrah e Cabernet Franc. A maioria das videiras tem uma condução do tipo treliça. Os cavalos dos fiordes noruegueses desempenham um papel fundamental na sustentabilidade das vinhas, e no manejo orgânico e biodinâmico. A natureza dócil dos cavalos também permitiu o uso terapêutico. Hoje, eles são usados em terapia assistida por equinos para crianças com diferentes tipos de deficiências.
Vale Lontué – 215 km ao sul de Santiago, onde estão as mais antigas plantações de Malbec no Chile. A idade das videiras é de 60 anos. Com 8,4 hectares, possui solos argilosos e 6,5 hectares são plantados com Malbec, com o sistema de treliça e são gerenciados pelos cavalos fiorde.
Vale Maule – Localizada a 400 km ao sul de Santiago, a propriedade possui 18 hectares de vinhedos e inclui vinhedos antigos que foram plantados há mais de 100 anos com o sistema de taça. O Carignan é cultivado no sistema de “cultivo seco” (sem irrigação) e tem rendimentos muito baixos, resultando em uma combinação perfeita de frutas concentradas e complexidade no vinho. Outras variedades estão sendo plantadas: Carmenère, Cabernet Sauvignon, Tempranillo, Tannat, Mourvèdre e Petite Syrah, e algumas dessas uvas, estão produzindo vinhos impressionantes. O vinho ícone deles, Odfjell 2012 e 2014, é um Cabernet Sauvignon de Cauquenes (Vale Maule).
A vinícola foi a primeira na América do Sul a usar um sistema de fluxo por gravidade, para garantir o manuseio ideal das frutas e o processo de vinificação.
A sustentabilidade tem sido um dos principais valores desde o início, criando e mantendo as condições sob as quais os seres humanos e a natureza coexistem em harmonia produtiva, facilitando condições sociais, econômicas e ambientais benéficas para as gerações futuras.
Nós estávamos no Vale de Casablanca e na volta para Santiago paramos para conhcer a Odjfel.
Lugar muito bonito. A casa principal fica no alto e você consegue ter uma vista completa do vinhedo. Muito bacana!
Nosso guia era muito simpático. Conhecemos a àrea de produção, com explicações detalhadas sobre o processo de vinificação e produção dos vinhos.
Depois fomos andar pelo vinhedo e conhecer os famosos cavalos noruegueses. Muitos outros animais na vinícola! Um projeto biodinâmico muito interessante.
Nos ofereceram uma tábua de frios enquanto degustávamos bons vinhos. Gostamos muito!!!