Promoção de milhas é sinônimo de viagem certa. O Itaú lançou uma promoção de 30% nas milhas, e lá fomos nós. Pegamos uma passagem para Madrid para passarmos o feriado da Páscoa.
Chegamos em Madrid na sexta-feira de manhã e pegamos o carro direto no aeroporto. Fizemos reserva através do site da economycarrentals e a locadora foi a budget. Foi um atendimento super rápido e o carro era praticamente zero km.
Seguimos para o nosso primeiro destino: Navarra, que fica aproximadamente 4h de Madrid.
sória
No caminho, resolvemos parar na cidade de Sória para almoçar.
Uma cidade com um importante conjunto românico em suas ruas medievais, além de esplêndidas amostras de arquitetura civil. No centro histórico fica um dos templos mais importantes da cidade, a igreja de Santo Domingo, uma bonita construção do séc. XII cujo portal é considerado um dos melhores de todo o período românico. Percorrendo as ruas do centro histórico, por onde passeamos, aparecem nobres construções como o Palácio de Los Ríos y Salcedo, e o dos Condes de Gómara, declarado Monumento Nacional e autêntica joia da arquitetura civil soriana.
O nosso guia michelin dizia ter um restaurante estrelado, mas como era sexta feira santa, o restaurante estava lotado.
Passeando pelo centro histórico, nos deparamos com esse restaurante no centro da praça e resolvemos almoçar lá.
Não era nenhum restaurante estrelado, mas a comida estava boa, os atendentes muito simpáticos e o vinho estava bem agradável.
navarra
Seguimos então nossa viagem até Navarra, um dos antigos reinos da península Ibérica que surgiu no século IX. Essa comunidade autônoma situa-se ao Norte da Espanha, entre o país Basco, Aragão e La Rioja, sendo limitada pela cordilheira dos Pirineus, uma fronteira natural com a França. A Denominação de Origem (D.O.) foi construída sobre seus vinhos rosé da uva garnacha, hoje leves e frescos. Mas atualmente os tintos são os de maior expressão, feitos da tempranillo e da garnacha. O uso de uvas estrangeiras como as tintas merlot, cabernet sauvignon e cabernet franc beneficiou a qualidade dos vinhos locais. Navarra apresenta cinco sub-regiões: Ribera Alta, Ribera Baja, Baja Montana, Tierra Estela e Valdizarbe.
Arínzano é um dos poucos terroirs da Espanha, onde o status de “Pago” foi reconhecido e foi o primeiro no norte da Espanha. A denominação de Vinho de Pago é a categoria mais alta que pode obter um vinho na Espanha, superior à Denominação de Origem Qualificada. Dos 355 hectares da propriedade, 128 são dedicados ao cultivo de vinhedos de Pago.
Um lugar lindo! Uma casa com apenas 4 quartos. O serviço bastante exclusivo, com atendentes super atenciosos.
Havíamos marcado nossa visita à vinícola para o dia da nossa chegada. Então fizemos o check in e seguimos para o passeio.
Todas as visitas são exclusivas e individuais. Primeiro visitamos à área de produção, onde degustamos alguns vinhos em barrica e depois seguimos para as vinhas.
De carro, fomos até o ponto mais alto da propriedade para degustar um delicioso vinho Rose. Uma vista indescritível, um vinho delicioso e uma companhia maravilhosa.
Julian sempre muito atencioso e dedicado ao seu trabalho. Apesar de ser francês, fala português muito bem.
Como já sabia que estaríamos cansados, agendei nosso jantar na própria vinícola. Julian e sua esposa nos fizeram companhia. Tivemos uma deliciosa noite!
A comida estava impecável, o atendimento top e os vinhos…sem palavras.
Após o jantar, finalmente fomos descansar. Foi um dia bastante longo.
Acordamos e fomos para o café. Uma sala exclusiva para nós com vista para o jardim e várias comidas deliciosas.
Tudo muito especial. Depois fomos conhecer a igreja e adega de presunto ibérico. Sensacional!
marques de riscal
Tínhamos uma visita agendada para o dia: Marqués de Riscal!
Ao longo de sua história, a Marqués de Riscal sempre foi uma empresa inovadora, pioneira e referência no setor vitivinícola. Procuram fazer vinhos originais, frescos, elegantes e fáceis de beber. Desde a fundação, tem uma clara vocação exportadora. Hoje estão presentes em mais de 110 países para os quais exportam 65% da produção.
Uma vinícola grande e, por ser feriado, estava muito cheia. Nossa visita tinha em torno de 30 a 40 pessoas no grupo, o que torna a visita bastante turística. Mas o lugar é lindo, rendendo ótimas fotos!
Após a visita fizemos a degustação de dois vinhos básicos da casa, um branco Rueda Vendejo 2018 e um tinto reserva 2014.
Após a degustação com o grupo, fizemos uma degustação especial para área comercial.
Nos serviram outros dois vinhos, um branco Finca Montico Rueda 2018 e um tinto Finca Torrea 2016, com uma tábua de presunto ibérico e queijos. Estava uma delícia!!! Tivemos a companhia de um atendente que nos explicou sobre os vinhos e um pouco mais sobre a história da vinícola.
Havíamos agendado almoço na vinícola. Restaurante Gastronomico Marqués de Riscal. Com 1 estrela no guia michelin, você tem apenas a opção de menu degustação com 14 ou 21 pratos que podem ou não ser harmonizados com o vinho, com valores a partir de €110 por pessoa.
Outro detalhe é que as pessoas que estão na mesma mesa só podem escolher o mesmo menu.
Nós optamos pelo menu de 14. Joca pediu a maridage com vinhos que custa €45.
Eu escolhi apenas uma taça de um vinho, que me agradou bastante.
A comida estava gostosa, o atendimento é top, mas, para mim, mesmo sendo pratos pequenos, foi muita comida.
Mas charmoso mesmo, foi o café. Com uma forma toda especial de ser feito e servido em taça de vinho. Adorei!!!
Em seguida fomos conhecer a pequena Elciego.
elciego
Uma pequenina cidade onde fica a Marques de Riscal.
Com uma encantadora vila de pedra e igrejas centenárias, Elciego é o tesouro do País Basco espanhol. Os famosos vinhedos La Rioja da cidade são protegidos pela Sierra de Cantabria dos arredores, uma incrível cadeia de montanhas nevadas que bloqueia os ventos do norte, criando um microclima próspero para o vinho e o cultivo.
As cidades, normalmente são bem pequenas, sempre com uma igreja linda e uma praça central. Consegue-se conhecer várias no mesmo dia.
laguardia
Fomos para Laguardia. Considerada um das cidades mais bonitas da Espanha. Cada uma das cidades escolhidas, ganha uma placa de reconhecimento por ser um das mais belas. São apenas 50. Localizada no alto de uma pequena colina, permite uma bela panorâmica dos vinhedos e dos picos esbranquiçados da serra Cantábria.
Laguardia nasceu com a construção de um castelo no século X, cuja finalidade era a guarda e defesa do então Reino de Navarra, acossado por cristãos e muçulmanos.
O povoado ainda é cercado por uma muralha levantada no século XIII, com 5 portas de acesso ao interior da vila medieval.
Não é permitida a circulação de carros no interior da cidade, mas ao redor dela há locais para estacionamento. Com um centro histórico medieval bem conservado, Laguardia é daquelas cidadezinhas que você curte percorrendo suas ruelas, visitando lojas e apreciando a bela arquitetura.
Uma graça!!! Bom para ir à noite, curtir os petiscos de bar em bar.
pamplona
Depois fomos seguindo em direção à Pamplona, onde havíamos marcado jantar com Julien. Passamos por Puente La Reina no caminho. Uma graça!!!
Pamplona é famosa pelas touradas da Festa de São Firmino. Um verdadeiro reduto de tradições milenares e costumes cheios de polêmica.
Não deixe de conhecer lugares, como a La Ciudadela, uma fortaleza datada dos séculos XVI e XVII; a Plaza del Castillo e Plaza de Toros, onde acontece a corrida de tourada.
Visite ainda o Portal de Francia, uma das portas de entrada mais antigas da cidade e por onde passa peregrino que fazem o Caminho de Santiago de Compostela, o Castelo de Olite, as muralhas da cidade e a Calle Estafeta, uma via por onde passa as touradas.
Nossa ideia em Pamplona era pular de bar em bar para provarmos os melhores petiscos de cada lugar seguindo a tradição espanhola. Mas era sábado de Páscoa e estava tudo lotado. Conseguimos ir ao bar Baserriberri, onde Julien disse ser o seu petisco favorito.
Estava, realmente, delicioso.
Parecia um pão de queijo com carne assada por cima. Degustamos com uma taça de vinho e seguimos para o restaurante escolhido: El Burladero.
Um lugar muito aconchegante, com atendimento bem legal, comida gostosa e uma ótima carta de vinhos. Tivemos uma noite muito especial!!!
Acordamos e nos despedimos de nossa 1a hospedagem. Arinzano eralmente nos surpreendeu em todos os sentidos. Com certeza uma parada impeerdível para quem vai para Navarra.
Descemos em direção a nossa próxima visita: Pago de Cirsus.
A propriedade de Bolandín, onde está localizada a Vinícola Pago de Cirsus, o Hotel-Chateau e o Restaurante Pago de Cirsus, fica no Município de Ablitas, no extremo sul de Navarra, a uma altitude de 395 metros acima do nível do mar. Um lugar lindo!
A vinícola está localizada na parte mais alta de La Finca Bolandin, de onde você pode ver grande parte do vinhedo. Grande parte da vinícola é subterrânea, o que permite manter condições mais estáveis de temperatura e umidade durante todo o ano.
Fomos recepcionados por Naudii. Uma pessoa super especial e atenciosa. Nos levou ao redor de toda a área de produção, nos mostrou o hotel, inclusive os quartos.
Fizemos a degustação na varanda do restaurante, que tem uma vista maravilhosa. Degustamos 2 vinhos. Um chardonnay 2018 e um rose fermentado em barrica 2018. Gostei de ambos mas o rose estava especial.
Almoçamos no restaurante da bodega, com um visual deslumbrante das vinhas da região.
Menu fixo com maridage de vinhos. O restaurante é qualificado pelo guia Repsol com 1 sol. O guia repsol é um guia estilo guia michelin mas só existe para Portugal e Espanha. Muito bom para usar e tem ótimas dicas também. Finalizamos o dia degustando um vinho do Porto na área externa do restaurante. Amamos cada momento!!!
Nossa viagem por Navarra finalizava ali. Seguimos para o próximo destino: La Rioja.
Diogo
Quantos dias durou a viagem para ribeira Del Douro e depois quantos dias em Rioja ?
Diogo
Quantos dias durou a viagem para ribeira Del Douro e depois quantos dias em Rioja ? Obrigado
joana
Oi tudo bem? Ficamos 4 dias em Rioja e 3 em Ribeira.