A Falua foi fundada em 1994 com o objetivo de se afirmar como referência na produção de vinhos da região do Tejo e, rapidamente, cresceu para outras regiões.
Falua é sinónimo de uma viagem através do vinho… viver o vinho com paixão, sabedoria, conhecimento e rebeldia.
Na sua Missão a Falua quer afirmar-se como referência dos vinhos portugueses em todo o mundo, destacando o cunho histórico dos diferentes terroirs e desenvolvendo projetos de enologia que celebram a qualidade e a diferenciação.
A Falua dedica a sua atenção a uma gestão e exploração agrícolas orientadas para a utilização consciente dos recursos naturais, numa estreita relação de respeito pela natureza.
Orientada em três vertentes – ambiental, económica e social – a sustentabilidade é um compromisso, com a produção de uva a sofrer uma intervenção mínima no uso de tratamentos para o controlo de pragas e doenças.
Atualmente a Falua possui vinhas próprias e Adegas na Região Tejo, na Região dos Vinhos Verdes, e mais recentemente, adquiriu sua nova propriedade na região do Douro.
Região de vinhos verdes
Quinta do Hospital
Na Idade Média, os hospitais eram espaços criados dentro do espírito de auxílio ao próximo, destinados a acolher e dar “hospitalidade” a viajantes e peregrinos, o que contribuiu para que a Quinta do Hospital se transformasse num local de apoio “hospitalar/hospitaleiro” aos peregrinos que se dirigiam para Santiago de Compostela.
A Quinta do Hospital é formada por uma área agro-florestal de 25 hectares, na margem esquerda do rio Minho.
Uma adega moderna foi criada, pensada em todos os detalhes para responder às exigências de uma produção de alta qualidade.
enoturismo
WINE TASTING – Visita à Quinta e prova de vinhos comentada
REFEIÇÃO VÍNICA – Visita à Quinta com Almoço ou Jantar vínico
PIQUENIQUE – Piquenique no Jardim das Oliveiras
Região do Tejo
Vinha do Convento
Os diferentes Terroirs que encontramos dentro da Região Tejo tornam-na numa região muito rica, capaz de produzir uma grande diversidade de vinhos de grande qualidade.
Lá desenvolvem-se videiras entre calhau rolado, num terroir emblemático que fez parte do leito do rio Tejo há 400 mil anos.
Nesta vinha com 45 hectares desenvolvem-se as castas Arinto, Fernão Pires, Castelão, Touriga Nacional, Aragonez, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet.
Na adega contam com as mais modernas técnicas na produção de vinho.
enoturismo
VIAGEM AO PROJETO FALUA – Visita à Vinha, adega e prova de vinhos comentada