Construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Durante cerca de 200 anos a Quinta do Vallado teve como principal atividade a produção de vinhos do Porto, comercializados posteriormente pela Casa Ferreira em 1993. Desde então, eles decidiram alargar a sua atividade à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria. Nesse mesmo ano, iniciou uma reestruturação das vinhas, onde elas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela. Em 2009 foi construída uma nova adega, equipada com a mais moderna tecnologia. Hoje, com 50 ha de vinha com idade entre 11 a 18 anos, compensada por 20 ha das melhores parcelas de vinha com mais de 80 anos, a Quinta do Vallado alcançaram já um patamar muito elevado, reconhecido por várias instâncias nacionais e internacionais.
As castas predominantes são:
Tintos: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Barroca, Tinta Amarela e Sousão
Brancos: Viosinho, Rabigato, Moscatel, Verdelho (Gouveio) e Arinto nos brancos. A vinha velha é composta por mais de 40 castas, com predominância de Tinta Amarela, Tinta Roriz, Barroca e Touriga Franca.
Desde 2005, a Quinta do Vallado pode receber hóspedes no seu confortável Wine Hotel. Dispõe de 13 quartos, 5 quartos no edifício histórico da Quinta e 8 quartos no novo edifício. Conta com piscina, programas de passeios pedestres, de bicicleta, de barco e de jipe, sessões de pesca no rio, piqueniques campestres, as aulas de cozinha tradicional, as provas de vinho e os cursos de iniciação à prova. O valor da diária é aproximadamente €120.