A Vietti é uma vinícola localizada em Castiglione Falleto, de tradição familiar, que começou sua produção de vinhos em 1919, onde Mario Vietti produziu o primeiro vinho Vietti e vendeu apenas para a Itália. Seu maior sonho era transformar a fazenda da família em um negócio de cultivo de uvas e produtora de vinho.
Então, em 1952, Alfredo Currado (marido de Luciana Vietti) continuou a produzir vinhos de alta qualidade a partir de suas próprias vinhas e uvas compradas. A adega Vietti cresceu para um dos produtores de nível superior no Piemonte e foi uma das primeiras vinícolas para exportar seus produtos para o mercado dos EUA.
Alfredo foi um dos primeiros a selecionar e vinificar uvas provenientes de vinhedos únicos (tais como Brunate, Rocche e Villero), que era um conceito radical na época. Alfredo também é chamado de “pai da Arneis”, pois em 1967, ele investiu muito tempo para redescobrir e compreender esta variedade quase perdida. Hoje Arneis é o mais famoso vinho branco da área Roero, ao norte de Barolo.
Em 1970, Alfredo e Luciana, através da sua amizade e apoio a alguns artistas locais, começou a atualizar seus rótulos de vinhos, sugerindo os artistas a “vestir sua arte-trabalho na adega”, com “uma obra de arte no rótulo”. Assim os novos rótulos Vietti tomaram sua própria forma e continuam a fazer o mesmo até hoje, tendo os artistas,alguns famosos, seus trabalhos exibidos para um público muito mais vasto através das garrafas de vinhos Vietti.
A Vietti é uma vinícola familiar, mas é altamente especializada na produção de diferentes tipos de DOC e DOCG vinhos.
Com 35 hectares de vinhas, espera aumentar não só a produção, mas ter um maior controle sobre as vinhas, e melhorar continuamente a perspectiva qualitativa.
São muitos os rótulos oferecidos pela Vietti:
Oferecem tour e degustação para os amantes de vinho. Nós fizemos o tour e degustação de 11 vinhos!!!
A marcação pode ser feita pelo próprio site ou por e-mail.
http://www.vietti.com/
info@vietti.com