Em 2004, Alexander Vik, um empresário norueguês, propôs a criação de uma vinha de classe mundial para produzir um vinho único.
Em 2006, Alexander Vik escolheu um terroir com as condições climáticas ideais para o cultivo da uva e comprou 4.325 hectares no Vale Millahue, Chile, com o objetivo de produzir o melhor vinho na América do Sul.
Desde o início, a arquitetura era um pilar fundamental e uma expressão do conceito holístico da vinha. Em outubro de 2006, organizaram uma competição entre alguns dos melhores arquitetos do Chile, e Smiljan Radic ganhou a competição.
A equipe VIK passou três anos trabalhando para aperfeiçoar e melhorar o conceito de design original. Situado entre as montanhas e vales varrendo com as crescentes montanhas dos Andes, a adega foi cuidadosamente concebida para ter um impacto mínimo sobre a natureza e implementou a mais avançada tecnologia de ponta, e ao mesmo tempo, se esforça para criar um design único e ser muito eficiente operacionalmente.
O vinho VIK é de classe mundial, para envelhecimento de longo prazo, e tem a promessa de se tornar um dos melhores vinhos do mundo. Este vinho é o resultado de uma mistura elegante de Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah, Merlot e Cabernet Franc, que são escolhidos anualmente em diferentes combinações. O envelhecimento do vinho é feito em barricas novas de carvalho francês, por 18 a 24 meses.
A vinícola conta também com restaurante onde são servidas pequenas refeições ou almoço,
e para quem quiser desfrutar um pouco mais, eles disponibilizam também de um hotel com spa e outras atrações.
Nós marcamos nossa visita por e-mail. Chegando na vinícola fomos bem recebidos e seguimos para a visita nas parreiras, com direito a comer a uva do próprio pé. Uma vista fantástica. Lindo lugar!
Seguimos para a visita à parte da vinificação, sendo uma das mais modernas que visitamos, e depois fomos a sala de degustação. Degustamos as amostras dos vinhos que serviriam para realizar a mistura do vinho Vik e, por final, fizemos a degustação do Vik, podendo levar o mesmo para o almoço.
Reservamos o almoço e nos foi sugerido refeições em “tapas” (uma variedade de aperitivos ou lanches na cozinha espanhola). Nós éramos um grupo grande, de 27 pessoas, e essa opção iria facilitar o serviço.
A comida era gostosa, porém, bastante diferente. Então, quem não curte coisas exóticas, teria um pouco de dificuldade.
Como opção de vinho, ofereciam o vinho VIK produzido na vinícola, com o custo de USD110 por garrafa, não tendo opção de vinho em taça. Nossa experiência não foi excepcional como esperávamos, mas acredito que ainda estavam se adaptando ao serviço pois estava recém inaugurada.
O lugar é realmente lindo! A estrutura da vinícola é fantástica, e com certeza, já ajustaram o serviço para melhor receber, então, vale a visita!