Com cerca de 40 hectares de vinha composta por 46 parcelas distintas, sendo 45% cabernet sauvignon, Merlot com 30% , Cabernet Franc, com 15% e Petit Verdot com 10% plantadas, fazem 2 vinhos: Chateau Kirwan e Charmes de Kirwan (segundo vinho).
Começada a fermentação, provas diárias são feitas para determinar quantas vezes por dia e por quanto tempo será feita a remontagem. O processo de fermentação dura em média de 18 a 25 dias, incluindo a malo láctica.
O processo de envelhecimento é separado por castas. Após o envelhecimento é que começa o blend.
A grande vinho do Château Kirwan tem seu envelhecimento em 40% de madeira nova, em média. Ele vai amadurecer em barris por 20 meses. Um longo período de tempo, mas curto em comparação com as décadas necessárias para o vinho para atingir o seu potencial na garrafa.
Todos os anos, o produtor tenta reproduzir o carácter único do vinho e da personalidade da safra, criando a melhor mistura. O “final” é o resultado da maravilhosa química entre o solo, o clima, as vinhas e arte do enólogo.
Nós não fizemos reserva no Chateau Kirwan. Após o almoço, resolvemos visitar o chateau e conseguimos uma visita para fazer na hora. Sorte, pois a grande maioria dos Chateau, você só consegue visitar com horário marcado.
Fomos super bem recebidos. Nossa guia nos levou nas videiras, mas não se pode comer uvas lá, uma pena! Depois seguimos para a àrea de produção, jardim e degustação. O lugar é lindo! Os vinhos degustados foram Charmes de Kirwan 2012 e Chateau Kirwan também 2012. Estavam ótimos, apesar do Chateau Kirwan ainda estar jovem para ser degustado.
Claro que levamos um souvenir para casa…kkk…trouxemos um chateau Kirwan 2010.
Para quem quiser desfrutar mais do Chateau, eles tem almoço e tours especiais.
Para maiores informações:
http://www.chateau-kirwan.com/
Toni Eberienos
Lugar lindo. Um vinho de boa qualidade. Imperdivel. Fomos bem atendidos. Recomendamos