Um Cru classificado como fifth gorwth em 1855 sob o nome Mouton d’Armailhac.
Com 70 hectares de terras, a vinha é plantada com as variedades tradicionais de uva Médoc: 52% Cabernet Sauvignon, 36% Merlot, 10% Cabernet Franc, 2% Petit Verdot. A idade média da vinha é de 46 anos, mas quase 20% da superfície total, foi remontada em 1890. A densidade das plantações é alta, com 10.000 vinhas por hectare. O Château d’Armailhac preserva os velhos métodos de garantir a qualidade.
A colheita é realizada inteiramente à mão. Cada variedade de uva de cada parcela é levada para o quarto da cuba separadamente. As vinhas jovens são colhidas antes das vinhas mais velhas e vinificadas separadamente.
Os métodos de vinificação são ajustados de acordo com cada safra e com as características de cada vatting.
A sala de fermentação (cubas de inox) é totalmente alimentada por gravidade. Contém 23 cubas de aço inoxidável, de tamanhos diferentes para as diferentes parcelas da vinha.
Após a colheita, os cachos são classificados e as uvas são destruídas e então levadas para as cubas em funil móveis. Uma vez na cuba, a uva deve começar a fermentar. A fermentação dura várias semanas, terminando quando o vinho é escorrido e o bagaço é pressionado. O vinho é então levado para a casa de barricas.
A casa de barricas no Château d’Armailhac pode conter mais de mil barris. Um terço do vinho será amadurecido em barris novos, um terço em barris de um ano e o restante em um terço em barris de dois anos de idade.
O vinho permanecerá no barril por 18 meses, até que seja engarrafado.
Apenas é produzido um vinho, com o nome do próprio château.
Château d’Armailhac está rodeado por um parque majestoso, onde o caminho central do parque, conduz ao Château Mouton Rothschild.
Maiores informações:
http://www.chateau-darmailhac.com
Château d’Armailhac
33250 Pauillac
tel. +33 (0)5 56 73 34 00