Classificada como Quatrième Grand cru – fourth growth, possui 41 hectares com três tipos diferentes de solo: argila sobre cascalho, argila e areia. Podemos encontrar na propriedade os 4 tipos de uvas tradicionais da região de Bordeaux, sendo 57% cabernet sauvignon, 37% merlot, 4% petit verdot e 2% cabernet franc.
Com uma colheita 100% manual, 60% da colheita vai para a produção do primeiro vinho, château lafon-rochet e 40% para a do segundo, Les Pélérins de Lafon-Rochet.
Château Lafon-Rochet: feita de uvas proeminentes das parreiras mais antigas da vinícola, produzem menos frutos, mas oferecem maior complexidade. Lafon-Rochet é um vinho que é simples e complexo, expressa aromas de fruta preta na maioria das vezes. Há uma mistura de características específicas de Saint-Estèphe, um vinho arredondado, cheio de delicadeza proveniente da uva Merlot.
Les Pélérins de Lafon-Rochet: um vinho fácil e acessível. Criado a partir das vinhas mais jovens, pode ser descrito como uma iniciação antes do grande vinho! Pode ser bebido mais rapidamente, não necessitando esperar décadas antes de provar. Fresco e simples, mas se beneficia do mesmo tratamento que o primeiro vinho.
Nossa visita foi uma das melhores que fomos pela região. Chegando na vinícola, fomos recebidos pelo nosso guia Julien, que falava português. Como éramos apenas nós no tour, ele o fez em português, o que foi melhor para todos nós. Ele foi muito receptivo. Nos guiou por toda a vinícola, nos dando as informações técnicas de tudo que queríamos. A adega foi, recentemente, toda reformada. Lá, pudemos ver uma tecnologia que não tínhamos visto antes. Os tanques todos em concreto, padronizados, com tanques de vários tamanhos.
O controle de temperatura todo automatizado.
Na sala das barricas podemos degustar de vinhos ainda na barrica mas já pronto para o engarrafamento. Muito bacana!
Além de muito bom gosto! Após o passeio pela área de produção, seguimos para a degustação. A sala de degustação tem uma vista linda para as vinhas e para o château. Perfeito!!!
Nos degustamos 3 vinhos: Les Pélérins 2011, Château Lafon-Rochet 2005 e 2011. Todos estavam muito bons! Nossa visita foi tão prazerosa que durou 2h e 30 min. 🙂
Lógico que trouxemos na mala um vinho de cada!!!
Super recomendo a visita. Julien é muito atencioso e nos deixou super a vontade.
Fizemos a marcação toda por e-mail.
Maiores informações:
T. (+33) 5 56 59 32 06
[Best_Wordpress_Gallery id=”128″ gal_title=”lafon rochet”]
Toni Eberienos
A facilidade da lingua nativa e a simpatia deste francês casado com uma brasileira e que viveu muitos anos no Chile, alem do vinho saboroso e de qualidade torna-se em um Chateau imperdível.Um dentre muitos lugares no Medoc para se ter boas lembranças.