Novembro é sempre mês de comemoração. Meu aniversário chegando e, esse ano, resolvemos festejar na Itália. Ganhei de um amigo uma noite em uma Tenuta na Toscana e não poderia perder essa oportunidade. Compramos as passagens e partiu Milão.
Alugamos nosso carro através do site chamado carjet. Uma SUV híbrida por apenas €50 o período de 15 a 23/11/2023. Chegamos em Lisboa, pegamos nosso carro e partimos para nossa primeira visita: Cordero San Giorgio.
Cordero san giorgio
Mario Cordero traz consigo a experiência de uma história de grandes vinhos: mais de trinta anos à frente de uma das vinícolas mais renomadas das Langhe, a Vietti. Agora, a responsabilidade é assumida por seus filhos, Francesco, Lorenzo e Caterina, que assumem esse lindo novo projeto.
A uma altitude de cerca de 230 metros, na colina de Santa Giuletta, a Tenuta San Giorgio se estende por aproximadamente 22 hectares, dos quais cerca de vinte são vinhas antigas, com uma idade média de 35 anos, cultivadas de maneira sustentável e com baixo impacto ambiental. Nos hectares restantes da propriedade, foi decidido preservar a floresta de carvalhos e cerejeiras centenárias, que é preciosa e indispensável para o bem-estar da terra e do ecossistema. Uma escolha em total continuidade com a região do Oltrepò, um triângulo montanhoso de terra formado por: Lombardia, Piemonte, Ligúria e Emília-Romanh caracterizada por vinhas alternadas, terras aráveis e áreas arborizadas e dedicado ao cultivo de videiras e à cultura do vinho por séculos.
Somos amigos da família e fomos conhecer essa nova empreitada. Uma viícola linda, com excelentes vinhos. Lorenzo, enólgo da vinícola, e sua esposa Michela nos guiaram em todo o processo e visita à vinícola. Degustamos todos os vinhos produzidos no local, acompanhado por deliciosos petiscos e por ótimas companhias.
restaurante Bazini
À noite fomos jantar no restaurante Bazini, localizado em Canneto Pavese. A tradição familiar e local que envolve as salas do restaurante também é preservada no menu, que é composto por pratos tradicionais e produtos da estação. O menu é atualizado semanalmente com algumas novas propostas, mantendo sempre os pratos tradicionais locais que tornaram o Ristorante Bazzini famoso.
Simplesmente delicioso! Atendimento de excelência e uma ótima carta de vinhos…sem falar na gastronomia impecável. Com certeza vale a visita!!!
700 enolocanda
Nos hospedamos em um hotel ao lado da vinícola chamado 700 enolocanda. Uma casa super charmosa, que dispõe de alguns quartos com banheiro privativo, um ótimo atendimento e um bom café da manhã. Uma boa opção para quem quer ficar ali por perto!
PARMA
Seguimos caminho para Bolonha…nossa próxima estadia. No caminho passamos por Parma.
A cidade de Parma é um destino atraente para os amantes da cultura, da gastronomia e da história, oferecendo uma experiência rica e autêntica na Itália. Localizada na região da Emília-Romanha, no norte da Itália, a cidade é conhecida por sua rica herança histórica, arquitetura elegante, culinária de alta qualidade e por ser o berço de figuras ilustres incluindo o compositor Giuseppe Verdi e o maestro Arturo Toscanini.
O presunto de Parma (Prosciutto di Parma) e o queijo Parmigiano-Reggiano são dois dos produtos mais renomados da região.
RESTAURANTE ANTICA MOKA
Passeamos pelo centro histórico da cidade, que é muito bem preservado, com ruas estreitas, belas praças e edifícios históricos e seguimos viagem para Módena, onde fomos almoçar no restaurante Antica Moka.
O Ristorante Antica Moka, nos arredores da antiga e encantadora cidade de Modena, é sem dúvida perfeito, ou seja, atmosfera, decoração, a recepção e o serviço estão em harmonia. A abordagem é um pouco desanimadora, pois a propriedade está em uma estrada movimentada, mas, uma vez lá dentro, tudo é elegância e tranquilidade.
A chef aqui é uma senhora, Anna Maria Barbiri. Ela é uma cozinheira de talento considerável, que baseia sua culinária no que poderíamos chamar de ‘tradição atualizada’ e produz pratos que agradam tanto aos olhos quanto ao paladar. O serviço de sala está nas mãos de seu marido, Giuseppe, e seu filho, Sandro.
O menu degustação harmonizado foi a nossa escolha. Tudo impecável. Desde o atendimento até a sobremesa. Vale cada centavo!
módena
Fomos conhecer o centro histórico de Módena.
Modena é um paraíso para os entusiastas de carros. É a sede da fabricante de carros de luxo Ferrari e do Museo Enzo Ferrari, dedicado ao fundador da Ferrari. Além disso, a cidade tem uma forte conexão com o lendário fabricante de motocicletas Ducati. O centro histórico de Modena é um Patrimônio Mundial da UNESCO. A Catedral de Modena, conhecida como a Duomo di Modena, é uma obra-prima arquitetônica com uma fachada impressionante. Além da catedral, outros pontos de interesse incluem o Palazzo Ducale, o Palazzo Comunale e o Teatro Comunale. Também é famosa por sua culinária de alta qualidade. É o berço do famoso vinagre balsâmico de Modena, do queijo Parmigiano-Reggiano e do presunto de Parma. A tradição gastronômica da cidade é celebrada em muitos restaurantes e mercados locais.
BOLONHA
Após nossa breve visita, seguimos para Bolonha, onde ficaríamos nas próximas 2 noites. Ficamos hospedados dentro do campus da universidade: Camplus Guest Bononia Casa per Ferie. Localizado uns 2km do centro histórico, com quarto confortável, café e estacionamentos incluídos no valor. Um super custo benefício, mas nada de luxo. Café da manhã estilo faculdade: bandejão…kkkk Mas foi ótimo!
Chegamos tarde em Bolonha e resolvemos jantar próximo ao hotel. Restaurante chamado: Hostaria Rei Artú. Barulhento, comida fraca e carta de vinhos pobre. Não recomendo!
Acordamos e fomos conhecer Bolonha. É uma cidade que equilibra a tradição com a modernidade, oferecendo uma experiência rica em história, cultura, gastronomia e vida acadêmica.
O centro histórico de Bolonha é bem preservado e repleto de arquitetura medieval. As torres inclinadas, como as famosas Due Torri (Duas Torres), são ícones da cidade. A Piazza Maggiore é o coração do centro histórico, cercada por edifícios históricos impressionantes.
A Universidade de Bolonha, fundada em 1088, é uma das universidades mais antigas do mundo. Isso confere à cidade uma atmosfera acadêmica animada e diversificada.
A cidade abriga vários museus e galerias de arte. O Museo Civico Archeologico exibe artefatos históricos, enquanto a Pinacoteca Nazionale apresenta uma rica coleção de pinturas.
É conhecida por sua culinária saborosa e é considerada um paraíso gastronômico. Pratos famosos incluem a bolonhesa (ragu à bolonhesa), o tortellini, a mortadela e o queijo parmigiano-reggiano.
FICO EATALY
Após percorremos o centro histórico de Bolonha, fomos conhecer o famoso FICO.
O FICO Eataly World é um parque alimentar gigantesco, cobrindo uma área de aproximadamente 100.000 metros quadrados. O principal propósito do parque é promover a cultura alimentar italiana, destacando a diversidade e a qualidade dos produtos alimentares do país. O parque conta com vários restaurantes e bares que servem pratos tradicionais italianos, preparados com ingredientes frescos e locais. Essa diversidade culinária permite que os visitantes experimentem uma ampla gama de sabores regionais. Além de comprar produtos alimentícios de alta qualidade, os visitantes podem participar de diversas atividades interativas, como aulas de culinária, degustações de vinhos, eventos sazonais e workshops sobre a produção de alimentos.
A Disney dos adultos. Passamos a tarde lá. Degustamos alguns queijos, frios, massas e, claro, muitos vinhos. A sessão conta com uma opção de degustação de 100 rótulos de vinhos em taça. Muito legal!
Trattoria Battibecco
À noite fomos jantar na Trattoria Battibecco. No coração do centro histórico de Bolonha, um restaurante elegante em uma atmosfera encantadora, onde a tradição e a criatividade na culinária foram enriquecidas por um serviço atencioso e amável. Do chef Nico Costa, uma culinária baseada em carne, seguindo não apenas a tradição, mas também oferecendo uma escolha rica e criativa de pratos com peixe. Delicioso!!!
VINÍCOLA ANTINORI
Nosso próximo destino Tenuta Casenueva. Meu presente de aniversário! No caminho uma parada na Vinícola Antinori. Não tínhamos nada agendado mas resolvemos tentar. Como diz o Joca, o não já temos. E para nossa surpresa, fomo muito bem recebidos. Até visita nos ofereceram, mas como já havíamos feito a visita, fomos direto para o restaurante para degustar umas taças de vinho. O restaurante estava lotado, então sentamos na varanda, onde, particularmente, acho o melhor local para uma boa taça de vinho.
Para quem não conhece, a vinícola Antinori é uma das mais antigas e prestigiadas produtoras de vinho na Itália. Fundada no século XIV, é uma empresa familiar com uma rica herança enológica. Localizada na região da Toscana, é famosa por vinhos renomados como Tignanello, Solaia e Guado al Tasso. O enoturismo na Antinori proporciona aos visitantes a oportunidade de aprender sobre a história da vinícola, os métodos de produção de vinho e, é claro, degustar alguns dos vinhos premiados que eles produzem.
tenuta casenuove
Seguimos para a Tenuta Casenueva. No coração da zona de Chianti Classico, a Villa Casenuove é uma bela casa de campo toscana situada no meio dos vinhedos e oliveiras da propriedade. É o refúgio perfeito e tranquilo para aqueles que procuram relaxar e sintonizar-se com os ritmos relaxados, paisagens pitorescas e prazeres rurais da região vinícola mais celebrada da Itália.
Fomos recebidos por Adriano que nos levou por toda área de produção da vinícola e nos explicou tudo com detalhe: após a colheita manual e desengace, as uvas são colocadas por gravidade nos tanques de concreto bruto, onde ocorre a fermentação e maceração. O que acontece em seguida depende do vinho, do ano e de várias outras variáveis. No entanto, a meta constante é nunca permitir que a madeira sobreponha o que o sol, o solo, a chuva e os nutrientes verdes levam à taça.
Durante a visita podemos perceber a existência de obras de arte espalhadas pelo local. Segundo o proprietário da vinícola Philippe Austruy, vinho e a arte são ambos atos criativos, resultados de milhares de pequenos gestos cuidadosos e , por isso, a cada ano, uma obra de arte moderna específica do local também se desenvolve, criada por um artista convidado para a Tenuta Casenuove. Além das instalações permanentes, a Tenuta Casenuove também realiza exposições temporárias de arte contemporânea em sua histórica “sala de teto abobadado”.
Na degustação, foram 5 vinhos. Para acompanhar, um delicioso pão com o azeite produzido na casa. Tudo perfeito!
Fomos então conhecer nosso quarto. Ficamos na casa do dono da vinícola, que em breve, será também um hotel.
Curtir um pôr do sol na Tenuta é obrigatório. Que lugar especial!
Antica Macelleria Cecchini
À noite, Adriano fez uma reserva para nós no famoso restaurante Antica Macelleria Cecchini. É um tradicional e renomado açougue localizada em Panzano in Chianti. Conhecido por sua abordagem artesanal e compromisso com a qualidade da carne, a macelleria (açougue, em italiano) é propriedade do carismático Dario Cecchini, um açougueiro e chef italiano amplamente reconhecido.
Com menu fixo de degustação de carnes nobres e vinho incluído. Valor por pessoa na época (nov 2023) €50. Uma experiência incrível. Uma mesa única onde todos os convidados sentam juntos. Carnes de alta qualidade, vinho da casa e a ilustre presença de Dario.
Com certeza, a Antica Macelleria Cecchini é um destino imperdível para os amantes de carne e para aqueles que buscam uma experiência autêntica na Toscana.
Panzano
Pela manhã, voltamos a Panzano para conhecer a pequena cidade. Situada no coração da famosa região vinícola de Chianti, Panzano é conhecida por sua paisagem deslumbrante, arquitetura medieval e pela produção de vinhos de alta qualidade.
Está situada entre Florença e Siena, e está posicionada em uma colina, proporcionando vistas panorâmicas dos vinhedos circundantes. A igreja de Santa Maria é um marco importante, conhecida por sua arquitetura e pelo acervo de arte sacra que abriga.
Castellina in Chianti
Enfim continuamos nosso passeio pela Toscana. Na descida para a Vinícola Mazzei, nosso próximo destino, paramos em Castellina in Chianti. É uma pitoresca cidade inserida na renomada região de Chianti. A cidade preserva seu charme medieval, com seu centro histórico cercado por muralhas antigas que remontam esse período. A Rocca di Castellina é uma fortaleza medieval que domina a paisagem da cidade e a igreja de San Salvatore reflete a rica herança cultural e religiosa da região. Realmente encantadora!
Castello di Fonterutoli Wine Resort
Chegamos no nosso hotel: Castello di Fonterutoli Wine Resort. A família Mazzei é proprietária da propriedade há mais de 600 anos, tornando-a uma das vinícolas de propriedade familiar mais antigas da Itália. A propriedade é renomada pela produção de vinhos de alta qualidade, especialmente o Chianti Classico. Uma vila rural medieval com acomodação, restaurante e adega. Muito legal!
Almoçamos em um dos restaurantes do hotel e ficamos a tarde pela propriedade. Muito próximo de Siena, resolvemos jantar na cidade.
siena
Siena é lindo e um destino turístico popular. Em nossa primeira visita à Toscana, serviu de uma das bases de hospedagem para a viagem. Mas dessa vez, fomos apenas jantar. Nada mais charmoso do que jantar na Piazza del Campo, que é a praça principal de Siena e uma das mais famosas da Itália. Com um formato de concha, a praça é rodeada por edifícios históricos, incluindo o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia.
Sentamos em um dos restaurantes ali localizados e desfrutamos uma deliciosa lasanha e um vinho nacional 😊
poggio bonelli
Dia seguinte era dia de visita agendada. Vinícola Poggio Bonelli. Localizada em Castelnuovo Berardenga, tem seus 88 hectares dedicados totalmente ao cultivo de Sangiovese e outras variedades de videiras internacionais. Agricultura sustentável, videiras com caráter e estilo autênticos, e uma estrutura fina e elegante que torna os vinhos perfeitos para serem apreciados sozinhos ou com refeições.
Fomos recebidos por Francesca, que nos levou até a adega para fazermos a visita com o enólogo da propriedade. Um lugar incrível, com uma linda história e ótimos vinhos. Após a visitação, fomos para a degustação. Foram 7 vinhos no total, todos incríveis. Ao final, claro, saimos com algumas garrafas na mala.
Monteriggioni
Sem destino certo, seguimos viagem e paramos em Monteriggioni. Está situada a cerca de 10 quilômetros de Siena, uma das cidades mais famosas da Toscana. A cidade é facilmente acessível de carro e oferece vistas deslumbrantes das colinas toscanas.
Monteriggioni foi construída no início do século XIII como uma fortaleza defensiva pela República de Siena. Sua localização estratégica permitia o controle das rotas comerciais e a defesa contra possíveis invasores. O destaque de Monteriggioni é sua impressionante muralha medieval que envolve a cidade. A muralha é pontilhada por 14 torres de formato cilíndrico, criando uma imagem icônica e bem preservada de uma cidade fortificada. Seu interior é compacto, com ruas de paralelepípedos que levam à pitoresca praça central, que abriga a Igreja de Santa Maria Assunta.
Os restaurantes locais servem pratos tradicionais da Toscana, proporcionando uma experiência gastronômica autêntica. Foi o que fizemos…sentamos na pequena praça em um restaurante local, o único aberto no momento, para um pequeno lanche. Adoramos o local!
livorno
Seguimos viagem até Livorno. Uma cidade portuária na Toscana. Chegamos no final da tarde e fomos dirteto para o hotel. Nos hospedamos no GH Palazzo Suite & Spa. Situado à beira-mar, oferece vista panorâmica em alguns dos quartos. Hotel 5 estrelas com ótimo custo benefício.
Seguindo a dica do hotel, fomos jantar em um local bem próximo chamado Porto di Mare. Restaurante de Peixe e Pratos Típicos Livorneses, à beira-mar e a poucos passos da Terrazza Mascagni. A dona é brasileira. Fomos muito bem atendidos e jantamos super bem. Uma ótima surpresa!
Acordamos e fomos dar uma volta pelo centro de Livorno, que é conhecida por seu grande porto, que desempenhou um papel crucial no comércio marítimo ao longo da história.
Livorno é atravessada por canais, dando-lhe uma atmosfera distintamente veneziana. Os canais proporcionam um cenário encantador para a cidade, com pontes e edifícios coloridos à beira d’água. A cidade possui diversos monumentos e praças interessantes, incluindo a Fortezza Vecchia, uma fortaleza à beira-mar, e a Piazza della Repubblica, uma praça central animada.
É uma cidade vibrante, com uma mistura de influências históricas e marítimas que a tornam única na paisagem da Toscana. Seus canais, arquitetura e vida à beira-mar atraem turistas em busca de uma experiência autêntica na costa italiana.
Visitamos o mercado central, onde tomamos um café e provamos uns doces deliciosos e seguimos viagem para nosso próximo destino: Cinque Terre.
Cinque Terre
Localizada na região da Ligúria, é conhecida por suas pitorescas vilas à beira-mar. A região engloba cinco vilarejos principais: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Cada uma das cinco vilas possui uma beleza única, com casas coloridas empoleiradas em penhascos à beira-mar, criando uma paisagem única e deslumbrante.
A região é acessível por trem, barco e carro, embora a circulação de carros seja limitada nas próprias vilas. O sistema ferroviário é uma maneira popular de se locomover entre as vilas.
Fomos de carro até Monterosso e estacionamos próximo a estação ferroviária, onde pegamos o trem para as próximas vilas. Não fizemos todas as vilas pois nosso tempo era curto e o tempo estava chuvoso.
Primeira parada Vernazza. As villas são pequenas e super fácies de visitar. Andamos até à beira-mar para apreciarmos a vista, tiramos umas fotos, degustamos um vinho da região e retornamos para a estação para pegar o próximo trem disponível O intervalo entre eles era de aproximadamente 1h. Uma dica importante é validar o ticket do trem nas máquinas existentes na estação. Caso contrário, você pode ser convidado a se retirar do trem, mesmo com o ticket na validade e no horário correto. Acreditem…nós assistimos um casal ser removido do trem por esse motivo…então, não deixem de validar.
Fomos direto para Riomaggiore. Um rápido passeio pela vila, almoçamos em um restaurante local e pegamos o trem de volta para Monterosso para irmos em frente para nosso próximo destino, que estava bem distante.
piemonte
Cascina Baràc
Resolvemos voltar ao Piemonte para visitar a outra adega dos nosso amigos….aqueles que visitamos no primeiro dia de viagem.
Ficamos hospedador em uma outra vinícola chamada Cascina Baràc. Cercada por 12 hectares de vinhedos, oferece uma linda paisagem da região de Langhe, a 5km do centro de Alba. Um lindo local para uma relaxante hospedagem. Quarto amplo, com café da manhã incluido. Mas a visitação não está incluída na hospedagem. Um pouco decepcionante isso mas, quem desejar, pode facilmente agendar uma visita na recepção do hotel.
La Ciau Del Tornavento
Para nossa surpresa, pedimos informações para jantar e um dos nosso restaurantes favoritos na região, ficava a apenas 3km de distância. Claro que fomos! La Ciau Del Tornavento.
Com uma estrela Michelin, o chef Maurilio Garola é conhecido por sua habilidade em criar pratos que destacam os sabores autênticos da culinária do Piemonte, utilizando ingredientes locais e sazonais.
O restaurante fica em um edifício histórico, proporcionando aos clientes uma atmosfera encantadora e acolhedora. O ambiente é elegante, complementando a deliciosa experiência gastronômica. Tem um jardim e um terraço ao ar livre, oferecendo aos visitantes a oportunidade de desfrutar as refeições com vistas deslumbrantes para as vinhas circundantes. Além disso, a adega escavada no tufo da colina, mantém mais de 65.000 garrafas de 450 produtores, totalizando cerca de 1800 rótulos de todo o mundo, oferecendo assim uma das cartas de vinhos mais completas da Itália.
Parada obrigatória para quem vai para essa região do Piemonte!
Serralunda D´Alba
Último dia de viagem e não poderíamos finalizar de outra forma…visitando amigos. Fomos conhecer a nova adega em Serralunda D´Alba. Está localizada na área vinícola de Langhe, conhecida por produzir alguns dos vinhos mais renomados da Itália. A região é cercada por colinas cobertas de vinhedos, que desempenham um papel fundamental na produção de vinhos de alta qualidade. Barolo, um vinho tinto italiano prestigiado, é especialmente associado a esta área.
A paisagem de Serralunga d’Alba é dominada pelo imponente Castelo de Serralunga d’Alba, uma fortaleza medieval que remonta ao século XIV.
A região é um destino popular para os amantes do enoturismo e da gastronomia, oferecendo a oportunidade de explorar vinícolas, provar vinhos locais e desfrutar da culinária piemontesa autêntica.
Visitamos a adega de nossos amigos que fica bem ao lado da Igreja di San Sebastiano. Ainda em reforma, mas com ótimos vinhos já em produção, degustamos alguns deles direto da cuba de inox. Aquela experiência que amamos! Em seguida fomos almoçar em um dos restaurantes locias, chamado Vinoteca Centro Storico. Lugar super aconchegante, com ótima gastronomia e uma carta de vinhos invejável!
Após o almoço, demos uma volta pela pequena cidade e resolvemos procurar um lugar para dormir ali perto, para no dia seguinte pegarmos nosso voo em Milão.
Nosso hotel foi um achado: Cà´d Calin Casa nel Borgo. Localizado no centro da cidade, com quarto amplo e vista para cidade ou jardim. Super aconchegante e bem decorado. A dona super atenciosa. Adoramos!
Aproveitando que ficamos perto, fomos jantar em um restaurante com nossos amigos. Uma experiência incrível! Um restaurante diferente de todos que já frequentamos. Òstu di Djun, localizado em Castagnito.
Òstu di Djun, Castagnito
Um estabelecimento pitoresco que serve deliciosa culinária piemontesa. A atmosfera é calorosa e acolhedora, com uma equipe simpática que faz o possível para que os clientes se sintam em casa. O design interior é rústico e aconchegante. Oferece uma impressionante seleção de vinhos locais, com garrafas magnum que podem ser autosservidas na mesa. Essas são revesadas entre as mesas, podendo degustar de vários rótulos oferecidos pela casa. Com menu fixo, as entradas são colocadas todas à mesa e são passadas pelos atendentes as opçoes de primo e secondo piattos. Realmente um lugar alto astral e diferente que vale a visita!
Finalizamos a viagem, com certeza, com chave de ouro!!!