O Domaine Taupenot Merme está localizado no coração da Côte de Nuits, em Morey Saint Denis.
Existentes há 8 gerações, foi criado em 1963 a partir do casamento de Jean Taupenot e Denise Merme. Hoje é administrado pelo irmão e irmã da equipe de Romain e Virginie Taupenot. Por muitos anos, duas propriedades diferentes operaram simultaneamente, uma em Morey St Denis e outra em St Romain. Estes foram então fundidos quando Romain assumiu em 1998.
O Domaine é bastante difundido em toda a costa, ostentando 13 hectares de vinhas com mais de 20 denominações, alcançando um bom equilíbrio entre os vinhos Grand Cru, Premiers Cru e Village.
Um dos mais prestigiados vinhedos de Taupenot Merme é certamente o Clos des Lambrays. (com uma área de 0,18 acres) que é a última parcela minúscula que impede que a 8.86ha de propriedade da Clos des Lambrays (LVMH) declare que é um monopolo.
O domaine passou para viticultura orgânica em 2001.
As uvas são classificadas em uma mesa, completamente desengaçadas e depois deixadas em um banho frio a 10ºC, fermentadas por sete a nove dias e depois mantidas no tanque a 29ºC por mais alguns dias para manejar os taninos. O envelhecimento é entre os 12 e os 14 meses com borras finas e sem acumulação, com os vinhos Grand Cru a verem 40% de carvalho novo, 30% para 1er Crus e cerca de 20% para os vinhos Village. Os vinhos são então transferidos para tanques de aço inoxidável por 3 meses antes do engarrafamento, sem peneiramento nem filtração.
Seu estilo de vinhos se concentra na elegância e pureza. Eles podem ser firmes em sua juventude, com bom apoio tânico, mas envelhecem graciosamente à medida que os taninos redondos e o doce núcleo da fruta emerge.
A propriedade tem uma política de reter uma certa quantidade da produção a cada ano e liberá-los após um período de tempo para poder fornecer uma boa oferta de safras de volta ao cliente. Isso é muito desafiador para os produtores da Borgonha, como a Taupenot Merme, já que a quantidade é simplesmente muito escassa!
Conhecemos Virginie, que nos levou para fazer um tour pela área de produção da vinícola. Como os vinhedos estão espalhados por várias regiões da Borgonha, não tivemos o prazer de visitá-los.
Fizemos algumas degustações dos vinhos que haviam sido produzidos no ano de 2017 e estavam nas barricas envelhecendo. Todos da uva pinot noir, mas de diferentes regiões. Legal ver como a mesma uva, pode trazer resultados diferentes para o vinho, por conta de seu terroir.
Nossa visita foi muito especial. Virginie é um amor de pessoa e nos presenteou com uma garrafa de um borgonha maravilhoso.
Eles não possuem site próprio. Caso queiram tentar fazer uma visita, entre em contato por telefone.
33, route des Grands Crus
21220 MOREY-SAINT-DENIS